18/11/2010

Cobre e Zinco "Cu & Zn" alunos taiane e wangler

COBRE:O cobre nativo acha-se difundido na natureza sob a forma de filões, mas, usualmente, em quantidades pequenas. É encontrado, comumente, nas zonas oxidadas dos depósitos de cobre, associado à cuprita Cu2O, à malaquita Cu2CO3(OH)2 e à azurita Cu3(CO3)2(OH)2 . Também pode ser encontrada na calcopirita (CuFeS2), sulfeto duplo de ferro e cobre. A obtenção de cobre a partir da calcopirita é feita através das seguintes etapas:
Ustulação é a queima de um minério qualquer que contenha enxofre.
2CuFeS2 + 5O2  à 2Cu + 2FeO + 4SO2 
O cobre assim obtido apresenta pureza de 97 a 99%. Uma purificação maior é feita por eletrólise, podendo alcançar 99,99% de pureza (cobre eletrolítico).
O cobre é um metal de coloração vermelha característica, dúctil e maleável, que se cristaliza no sistema isométrico (cúbico), na classe hexaoctaédrica. Os cristais são usualmente malformados e em grupos ramificados e arborescentes. Apresenta-se em incrustações, na forma de escamas e em massas irregulares; por vezes, chega a formar fios. Sua dureza oscila entre 2½ e 3 e o peso específico entre 8,8 e 8,9. A fratura é serrilhada. As superfícies de fratura, que ficam expostas, perdem o brilho.
O cobre metálico nativo, símbolo químico Cu, contém muitas vezes quantidades diminutas de prata, de bismuto, de mercúrio, de arsênio e de antimônio. Funde-se a 1.083ºC, sob a forma de um glóbulo. Dissolve-se prontamente no ácido nítrico, tomando a solução uma cor azul intensa ao juntar-se um excesso de hidróxido de amônio. Pode ser reconhecido por sua cor vermelha nas superfícies recentes, sua fratura serrilhada, sua alta densidade e sua maleabilidade.
ZINCO: O zinco (do alemão Zink) é um elemento químico de símbolo Zn, número atômico 30 (30 prótons e 30 elétrons) com massa atómica 65,4 uma. À temperatura ambiente, o zinco encontra-se no estado sólido. Está situado no grupo 12 (2 B) da Classificação Periódica dos Elementos.As ligas metálicas de zinco têm sido utilizadas durante séculos - peças de latão datadas de 1000-1400 a.C. foram encontrados na Palestina , e outros objetos com até 87% de zinco foram achados na antiga região da Transilvânia. A principal aplicação do zinco - cerca de 50% do consumo anual - é na galvanização do aço ou ferro para protegê-los da corrosão, isto é, o zinco é utilizado como metal de sacrifício (tornando-se o ânodo de uma célula, ou seja, somente ele se oxidará). Ele também pode ser usado em protetores solares, em forma de óxido, pois tem a capacidade de barrar a radiação solar.
O zinco é um metal, às vezes classificado como metal de transição ainda que estritamente não seja, apresenta semelhanças com o magnésio e o berílio além dos metais do seu grupo. Este elemento é pouco abundante na crosta terrestre, porém pode ser obtido com facilidade.
É um metal de coloração branca azulada que arde no ar com chama verde azulada. O ar seco não o ataca, porém, na presença de umidade, forma uma capa superficial de óxido ou carbonato básico que isola o metal e o protege da
corrosão.O zinco é um elemento químico essencial para o corpo humano: intervém no metabolismo de proteínas e ácidos nucleicos, estimula a atividade de mais de 100 enzimas, colabora no bom funcionamento do sistema imunológico, é necessário para cicatrização dos ferimentos, nas percepções do sabor e olfato e na síntese do DNA