28/09/2010

Promécio-PM & Ununpentio- Uup =Pesquisa feita pelo grupo: Lohanne, Thamara & Paula

Promécio

61(147)
2.700
1.168
7,264
3
PmPromécio
Amostra de promécio.
Amostra de promécio.
O promécio é um metal altamente radioativo, o que confere luminescência aos seus sais, cujas cores vão do azul claro ao esverdeado.
O metal pertence ao grupo 3 da tabela periódica e é o quinto elemento da série dos lantanídeos.
Em 1902, Branner previu a existência de um elemento entre o neodímio (Nd) e o samário (Sm), o que foi confirmado, em 1914, por H. G. J. Moseley.
Em 1941, pesquisadores da universidade de Ohio, nos Estados Unidos, bombardearam o neodímio e o samário com nêutrons, deutério e partículas alfa (α), produzindo várias radioatividades novas que, provavelmente, eram do elemento 61. Entretanto, as provas químicas não eram suficientes pois, naquela época, era muito difícil a separação dos elementos nas terras raras.
Em 1945, J. A. Marinsky, L. E. Glendenin e C. D. Coryell, do laboratório Clinton da OAK Ridge, Tennessee, E.U.A., fizeram a primeira identificação química do promécio usando cromatografia de troca iônica em resíduos, num reator nuclear.
São conhecidos 17 isótopos de promécio, com massas atômicas que variam de 134 a 155. O promécio-147, com meia-vida de 2,6 anos, é o mais útil.
Propriedades físicas e químicas do promécio:
Número atômico:61
Peso atômico:147
Ponto de fusão:1.168º C
Ponto de ebulição:2.700º C
Densidade:7,264 (g/cm3)
Estados de oxidação:+3
Configuração eletrônica:(Xe)4f46s2
 

Ununpentio

115
288
 


UupUnunpentio
Casa dos cientistas - Joint Institute for Nuclear Research - Dubna.
Ununpentio (nome temporário, do latim um, um, cinco) ou eka-bismuto(semelhante ao bismuto) é um elemento químico sintético, símbolo temporárioUup, número atômico 115 (115 prótons e 115 elétrons), provavelmente com massa atômica [288] u , pertencente ao grupo 15 da tabela periódica.
É um elemento transurânico, radioativo, provavelmente metálico, sólido, de aspecto prateado. A descoberta foi anunciada por cientistas russos e norte-americanos no início de 2004, porém os resultados ainda não foram confirmados.
História
Em 1 de fevereiro de 2004, a síntese dos elementos ununtrio e ununpentiofoi relatada por uma equipe composta de cientistas russos na Universidade deDubna do "Joint Institute for Nuclear Research", e por cientistas norte-americanos do "Lawrence Livermore National Laboratory" . A descoberta do elemento ainda não foi confirmada.
A equipe relatou que bombardeou amerício (número atômico 95) com cálcio (número atômico 20) para produzir quatro átomos de ununpentio. Estes átomos, segundo o relato, deteriou em átomos de ununtrio (113) numa fração segundo. O ununtrio produzido estabilizou durante 1,2 segundos antes de decair em elementos naturais.
"Ununpentio" é um nome sistemático, temporário, adotado pela IUPAC.
Ficção
Antes de ser descoberto, o ununpentio foi mencionado regularmente na cultura popular, até como combustível de objetos voadores não-identificados (UFOs).
  • No game “X-COM” existe um elemento denominado "elério-115", ainda, com o erro de adotar o número atômico como sendo o número de massa.
  • Um isótopo estável ficcional de ununpentio ocorre no game "Dark Reign".
  • Um isótopo estável ficcional deste elemento também ocorre no filme "The Core".
  • Um isótopo estável ficcional do “elemento 115” é a força da máquina do tempo no Show de TV "Seven Days".
Segundo a física nuclear nenhum dos eventos de ficção mencionados é possível de ocorrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário